FACHADA DO NÚCLEO ESPÍRITA CRISTÃO

Fundado em 1º de abril de 1974, estabeleceu-se na sua sede própria, desenvolvendo um trabalho de assistência espiritual e material, tendo como base os ensinamentos da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec e os princípios básicos deixados por Jesus.

Em todos estes anos de atividade, foram desenvolvidos diversos trabalhos, tanto na área da assistência espiritual (com cursos, orientações e encaminhamentos), como na área de assistência social (com campanhas, distribuição de gêneros alimentícios, roupas, etc.).

Os trabalhos iniciaram-se na Rua Francisco Alves, nº 110 - Lapa - São Paulo e, em 1995, vinte e um anos após a inauguração, a sede foi transferida para a Rua Engº Aubertin, nº 216 - Lapa de Baixo - São Paulo.
Em um prédio de aproximadamente 30 m
2 não somente dá-se continuidade aos trabalhos, mas desenvolvem-se e criam-se novas alternativas de atendimento aos que procuram o Núcleo Espírita Cristão.

"...pelos seus frutos os conhecereis." Jesus
Mateus 7:20

 

SÉRGIO (COM A MÃO LEVANTADA), CARLOS DRAGO (SEGURANDO A BANDEIRA DO LADO ESQUERDO), EMÍLIA RICCI (SEGURANDO A BANDEIRA DO LADO DIREITO)

 



FUNDAÇÃO

Todas as vezes que falamos da fundação do Núcleo Espírita Cristão, esta história se confunde com a história dos fundadores, Sergio Eduardo Miranda e Carlos Alberto Drago. Vamos então conhecer as suas biografias.


SERGIO EDUARDO MIRANDA

24.12.1950 - filho de Vicente Miranda e Luiza dos Anjos Miranda, nascido na cidade de São Paulo, à Rua Félix Guilhem, Lapa tendo 6 irmãos
De 2 a 4 anos foi acometido de paraplegia, a qual regrediu e desapareceu após uma promessa que sua mãe, muita católica na época, fez à São Judas Tadeu.
Sempre foi uma criança dotada de uma inteligência, sensibilidade, carisma e bondade, chamado a atenção das pessoas desde cedo.

Aos 7 anos brincava com espíritos de aparência de criança, bem como parentes já desencarnados. Aos 8 e 9 anos conversava com os espíritos durante atividades rotineiras como lavar pratos, por isso foi levado a diversos profissionais da área de saúde mental, sendo tratado com ineficácia, então, procurou não comentar mais o que via, já que os outros não viam também.
Estudou apenas até a 3ª série do ensino fundamental encerrando seus estudos aos 12 anos ingressou num seminário de padres seculares, já mostrando sua tendência religiosa. Nesta época teve a primeira vidência de seu mentor espiritual, Pae Benedito, mas por falta de informação pensou ser São Benedito.
Conversava também com o espírito de Padre Antônio Vieira, que o ajudava muito nas redações que tinha que fazer. Aos 13 anos, transferiu-se para o seminário Salesianos em Campinas, lá conversava com o espírito de Frei Sant'Ana Galvão que o inspirava na vida religiosa e na prática da caridade.
Aos 14 anos, transferiu-se para a cidade de Lavrinhas, e neste lugar conversava com o espírito de um dos padres fundadores da instituição que havia desencarnado há 12 anos atrás. Quando falou para um dos superiores do seminário, que havia conversado com aquele, homem do quadro (apontando para o fundador desencarnado), o superior resolveu afastá-lo. Após alguns exames psicológicos, constatou-se que Sergio era um sensitivo, então o superior disse que ali não seria o seu caminho.
Então Sergio procurou alguns terreiros de cultos afrobrasileiros, desenvolvendo sua mediunidade nestes locais.
Aos 16 anos aproximou-se de Dona Emília Ricci que passou a educar e orientar sua mediunidade nos moldes Kardecistas. Aos 18 anos começou a ser intermediário do espírito de Alberto Ricci (Irmão Cadênsio), marido desencarnado de Emília Ricci, que começou a prepará-lo para a formação de um grupo de trabalho, o qual 2 anos mais tarde foi fundado com o nome de CADSEM "Campanha de Auxílio aos Doentes Serviço Espiritual e Material"
No ano de 1972, em um dia de trabalho normal do Grupo Espírita "CADSEM", onde trabalhavam nossa irmã Emília Ricci, presidente da Casa, e nosso irmão Sergio, médium em atividade, ocorre um fenômeno de materialização.
Estando nossos irmãos concentrados cai sobre a mesa, após vir em forma de luz, uma cruz, Sergio disse a Dona Emília:
- É Dona Emília, mais uma tarefa para senhora.
E nossa irmã Emília diz ao nosso irmão Sergio:
- Filho, pegue esta cruz, pois esta missão é sua!
Bastante impressionado nosso irmão pega a cruz e não sente mais nada. No mesmo instante o espírito de Dr. Romano incorpora no médium Sergio, trazendo sua mensagem de trabalho:
- Meus irmãos venho iniciar uma nova etapa nos trabalhos desta Casa. Organizem uma equipe de trabalho, que darei as diretrizes de como agir. Realizaremos um trabalho de atendimento as pessoas vítimas de doenças materiais e espirituais. Confiem em Jesus, estudem Kardec e sigam esta tarefa!
Com sotaque alemão, mal se conseguindo entender o que o espírito dizia, o grupo de trabalho CADSEM inicia os atendimentos espirituais com o espírito de Dr. Romano.
Ficando a Casa pequena demais para dar continuidade aos trabalhos, Dr. Romano orienta que se compre outra Casa para poder dar atendimento a todos que procurassem esse trabalho.
Aos 24 anos inicia-se o trabalho de Dr. Romano junto ao médium Sergio Eduardo Miranda.
 Dr. Romano indica a Sergio e seu amigo Carlos Alberto Drago para que fundem o Núcleo Espírita Cristão. Em 1º de abril de 1974, iniciando os atendimentos em um dos compartimentos da casa de Sergio.
Pouco tempo depois foi comprada uma casa na Rua Francisco Alves, onde os atendimentos se avolumaram, desde então, Sergio procura seguir as orientações da codificação kardequiana e da espiritualidade na prática da caridade que é o principal ensinamento moral do Espiritismo.


CARLOS ALBERTO DRAGO

01.04.1953, filho de Octavio Drago e Joana Clemente Drago tendo 4 irmãos. Nascido em São Paulo, Lapa de Baixo.
Conheceu Sergio aos 12 anos de idade num grupo de amigos que viviam na Lapa de Baixo. Desde então passou a ser um amigo fiel de Sergio acompanhando-o nas tarefas que os espíritos indicavam e nas dificuldades que haviam no caminho.
Sempre foi o encarregado de anotações espirituais que serviam de instrução, aprendizado e orientação das tarefas que os espíritos propunham.

Era de uma inteligência, disciplina e dedicação incomum, trabalhando diversos anos na tarefa espírita, por 4 anos no CADSEM, e após a fundação do NEC, na condição de Presidente, dirigente de trabalhos mediúnicos e expositor de cursos. Permaneceu junto ao NEC durante 5 anos.
Hoje em dia reside em Ribeirão Preto participando do movimento espírita local. Embora, esteja distante materialmente, sempre manteve contato com o NEC nos momentos de dificuldade e transição pelos quais a casa passou, mostrando assim que a sua ligação com o Núcleo é permanente.